O Brasil possui hoje a quarta maior população carcerária do mundo e sua taxa de encarceramento (número de presos por cada grupo de 100 mil habitantes) não para de crescer.
Penitenciárias, delegacias e centros de detenção provisória estão entre os maiores focos de violação dos direitos humanos no Brasil. Superlotação, tortura e maus tratos são problemas persistentes e conhecidos, agravados pela política deliberada de encarceramento em massa levada a cabo pelo Judiciário, Legislativo e Executivo.
Nesse contexto, é cada vez mais importante que as políticas e iniciativas sejam amparadas por fatos e dados - que são escassos, fragmentados e de difícil verificação.
O objetivo do Carcerópolis é ajudar a compor a fotografia desse sistema, combinando números oficiais e análises aprofundadas.
Carcerópolis é uma iniciativa da Conectas Direitos Humanos, uma Organização Não Governamental internacional com sede em São Paulo. Sua missão é efetivar e ampliar os direitos humanos e combater as desigualdades para construir uma sociedade justa, livre e democrática a partir de um olhar do Sul Global.
Para melhor entender as metodologias utilizadas no projeto e baixar os dados utilizados e gerados, Metodologia e Bases de Dados do Projeto.